FAQ- Integração de Boletos

Modificado em Wed, 09 Aug 2023 na (o) 10:02 AM

O SuasVendas separou algumas das perguntas feitas com mais frequência por quem usa a ferramenta de integração de boletos, talvez alguma também pode ser a sua. Segue abaixo:



1 - Qual a finalidade do arquivo de remessa? 


    O arquivo de remessa é um arquivo que contém todos os dados que o banco precisa para saber sobre determinada cobrança, e que deve ser enviado ao banco para que ocorra o registro dos boletos e posteriormente a devolução do arquivo de retorno.


2 - Como envia o arquivo de remessa ao banco? 


    O arquivo de remessa é gerado pelo acesso do sistema SuasVendas, em seguida realizado o download e por último enviado ao banco, acessando o site (internet banking) do seu banco.


    Assim que o banco processar esse arquivo de remessa (o tempo de registro cabe ao banco) os boletos poderão ser pagos, pois já estarão registrados.


3 - Qual a finalidade do arquivo de retorno? 


    Após o envio do arquivo de remessa para o banco, o qual contém todas as informações necessárias para que o banco registre os boletos, o banco devolve para você um arquivo de retorno, que contém o resultado de todo o processamento: informações de autorização e/ou rejeição, assim como de liquidação dos boletos, caso pagos. 


    Sendo assim, você terá que baixar esse arquivo no site do banco da sua carteira de cobrança e em seguida importar para o sistema SuasVendas, após isso o sistema realizará a liquidação dos lançamentos de receita vinculado aos boletos pagos. 


4 - É possível cancelar o boleto no SuasVendas ou somente pelo banco? 


    É possível realizar pelo SuasVendas. Para isso é necessário realizar a alteração do boleto, informado o tipo de ocorrência (Baixar) e em seguida gerar um novo arquivo de remessa para ser enviado ao banco, só assim o banco vai ter conhecimento da necessidade de baixar/cancelamento do boleto. 


5 - É possível trabalhar com mais de uma carteira de cobrança (Banco) no SuasVendas? 

    

    Sim, é possível ter várias carteiras de cobrança cadastradas no SuasVendas e posteriormente basta escolher qual carteira deseja gerar os boletos. Somente é preciso se atentar aos dados informados no momento do cadastro da carteira, pois os mesmos devem seguir o padrão de cada banco, para que não venha ocorrer erros no momento do registro dos boletos e no momento da liquidação dos mesmos.


6 - Já emito boleto pelo banco e/ou por outro software, consigo continuar emitindo por ele e pelo SuasVendas simultaneamente? 


    Não é o recomendado, pois os boletos seguem uma sequência numérica de emissão e se você emitir em diferentes plataformas, terá que ficar alterando a sequência dentro do SuasVendas. 


7 - Consigo importar para o SuasVendas um arquivo de retorno que contenha também registro de boletos que foram emitidos por outro software ou até mesmo direto pelo banco? 


    Sim, nesse cenário o sistema realiza a leitura do arquivo e vai realizar a liquidação apenas nos lançamentos de receita gerados no SuasVendas.


8 - Onde é gerenciado o dinheiro dos boletos pagos? 

    

    Todo trâmite e transações referente ao dinheiro dos boletos pagos, são gerenciados pela conta do banco o qual você emitiu os boletos. No SuasVendas você apenas tem o controle dos boletos emitidos, das remessas geradas e a informação de quais boletos foram confirmado o pagamento (após a importação do arquivo de remessa no sistema).


Gostou? Deixe seu comentário.


Qualquer dúvida, entre em contato conosco que estamos à disposição para lhe ajudar.


Abrir um chamado de suporte.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo