A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é considerada um dos documentos mais importantes na administração de empresas, isto porque com ela se faz um resumo tendo por objetivo evidenciar a situação econômica da organização, isto é, o levantamento do lucro e prejuízo.


Atravez de um relatório ela informa como se constitui o Lucro ou Prejuízo do exercício, ou seja, o principal objetivo da DRE é descobrir cada etapa de que são compostos os resultados líquidos de uma empresa, para isso são confrontadas as receitas, custos e despesas incorridas em um exercício.


Para começar é preciso deixar claro que DRE não é Fluxo de Caixa. É fácil confundir porque no Fluxo de Caixa há uma estrutura flexível, no qual o empresário insere informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa, mas apesar das semelhanças existe uma diferença essencial como as despesas e receitas são registradas. A DRE é estruturada por regime de competência, ou seja, o registro do documento se dá na data em que o evento ocorreu, independente da data de pagamento ou vencimento.


Veja o exemplo de um DRE no SuasVendas:



  • Faturamento - Resultado de todas as vendas.
  • Despesa(-) Impostos -  Despesas dos impostos relativos dessas vendas.  
  • Lucro Bruto - É o primeiro lucro das vendas que você teve em um determinado período.
  • Despesa(-) Despesas Variáveis - são aquelas que variam de acordo com sua venda ou produção.
  • Lucro Operacional - É um valor extremamente importante no negócio, se ele for negativo não adianta mexer no salário, aluguel, energia, água. Pois isso vai estar dentro de acordo com o que você esta gastando para produzir. Para ajusta isso você pode estar procurando um fornecedor com melhor custo beneficio ou tentar aumentar o preço dos produtos
  • Despesa(-) Despesas Fixas -  são despesas que independente do que você gastou, do que você vendeu, você precisar ter no final do mês para pagar. Exemplo internet, energia, água, etc. 
  • Despesa(-) Gastos com Pessoas - gasto com Pessoas seria o que você tem a gastar com salários de pessoas, mensalidade de contator.
  • Lucro Líquido - É tudo aquilo que restou para você sendo Lucro ou não.



Qualquer dúvida, entre em contato conosco que estamos à disposição para lhe ajudar. 


Abrir um chamado de suporte.