Rejeição 297: Assinatura difere do calculado

 

Causa:


Quando for emitida uma NF-e com uso de caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos e quebras de linhas (com o uso de Enter), será retornado a rejeição "297 - Assinatura difere do calculado".


Observe se algum campo do cadastro do produto foi preenchido utilizando espaços vazios no início e fim das informações, quebra de linha e caracteres especiais ( º ou  ² ). Nessa situação, a NF-e pode ser rejeitada pelo motivo 297.


São exemplos de caracteres especiais que podem ocasionar a rejeição: <  >   &   ª   º   ´   ²   ³   ¹ §

 

Como Resolver:


Deve-se verificar na NF-e os campos que foram preenchidos com caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos e quebras de linhas e remove-las ou substituí-las. Todos os campos que aceitam como valor qualquer tipo de caractere ou textos estão sujeitos a essa rejeição. Campos como o de informações adicionais são alguns exemplos.


No SuasVendas ativando o modo de compatibilidade do SuasVendas NF-e para certificado digital A-3 em alguns casos pode solucionar o problema:



IMPORTANTE: É recomendável não fazer uso de caracteres especiais, espaços em branco no início e/ou fim das informações dos campos e quebras de linhas ao preencher as informações da NF-e. 

 

Feita as correções, basta reenviar a NF-e no SuasVendas clicando no botão:

 

Referência:


Manual de Orientação do Contribuinte -   http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=


Qualquer dúvida, entre em contato conosco que estamos à disposição para lhe ajudar.


 Abrir um chamado de suporte.