O que é Conciliação Bancária? Pra que serve?

Modificado em Mon, 21 Jun 2021 na (o) 11:21 AM

A conciliação bancária é uma ferramenta bem utilizada por gestores e departamentos financeiros para conciliar o extrato bancário com o financeiro do sistema, deixando sincronizado todas as receitas e despesas. Um lançamento de uma conta a pagar existente no seu extrato bancário deve também existir no sistema para que o caixa da sua empresa possa fechar corretamente.   


A ferramenta serve para importar o arquivo digital do seu extrato bancário para que o sistema te ajude a fazer a comparação. Dessa forma, você pode alinhar os lançamentos, dar baixa no que foi liquidado e registrar algum lançamento que tenha passado em branco. 


Na prática... 


Imaginemos que Elias seja tesoureiro de uma empresa e precisa deixar o financeiro do SuasVendas alinhado com o extrato bancário da conta da empresa dele no Banco do Brasil. Ele vai acessar o sistema do banco online, na opção de extrato bancário e baixar o extrato em formato .OFX


Elias vai importar esse extrato bancário no sistema. O SuasVendas, então, vai mostrar todos os lançamentos contidos no extrato bancário do lado esquerdo da tela, e do seu lado direito, Elias vai escolher qual lançamento feito no sistema se equivale ao lançamento do seu extrato bancário e vai conciliar. Dessa forma, o sistema vai dar baixa no lançamento automaticamente pra ele dentro do sistema, informando que a conta foi paga/recebida. 


Simples. O controle financeiro da empresa do Elias agora está correto com o banco. O saldo que ele tem no sistema, as contas pagas e os títulos recebidos que ele tem no banco, estão sincronizados com o SuasVendas. Ele pode acompanhar tudo o que está acontecendo direto no sistema, sem precisar ficar acessando a conta bancária para isso.


A conciliação pode ser feita todos os dias para deixar sempre sua empresa alinhada com o extrato bancário. 



Qualquer dúvida, entre em contato conosco que estamos à disposição para lhe ajudar. 


Abrir um chamado de suporte



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo